Para você, qual a importância do dinheiro?

Autor: Marcel S. Cabral

É razoável pensar que a ideia de se ter dinheiro mexe com o imaginário das pessoas de modo distinto e certamente você sabe disso.

Entretanto, provável que para responder a pergunta do título desse artigo todos os indivíduos pensem em um elemento em comum, seja ele: o processo de troca.

As necessidades e desejos de todos só serão satisfeitas mediante a aquisição do item que irá sanar tais questões que, na maioria dos casos, é feita pelo processo de troca.

Por exemplo, para você adquirir comida que precisa, ou comprar uma casa desejada, você troca dinheiro (ou outro bem/serviço) pelo item citado. O marketing explica bem esse processo.

É certo que o dinheiro (como produto) não é só objeto de estudo do marketing. Outras áreas do conhecimento discutem a relação das pessoas com o dinheiro e, talvez a mais notória dela seja a economia.

Além da ideia do dinheiro ser um meio de troca, como descrito anteriormente, ele também tem outras duas funções relevantes para os economistas.

A primeira delas é servir como uma reserva de valor (que pode explicar a riqueza que se tem) e a outra como uma unidade de contagem (que pode explicar o quanto é necessário para ter algo).

Sei que soa um pouco técnico, mas reflita sobre uma inovação dos mercados quando tratamos de dinheiro. O que são as criptomoedas e quais são suas funções?

Para facilitar, pense nas respostas dessas perguntas:

- Você consegue comprar algo com bitcoin ou qualquer outra das mais de 10 mil criptomoedas? (instrumento de troca);

- Você conhece alguém que tem um patrimônio relevante em criptomoedas (reserva de valor)?

- Quantos bitcoins você precisa hoje para comprar uma pizza (unidade de contagem)?

É certo que ainda há outras perguntas a responder sobre as criptomoedas, mas esses exemplos servem para elucidar quais são as reais funções do dinheiro/moeda, mesmo que seja o real, dólar ou qualquer outra.

De todo modo, lembre-se que a importância dele vai sempre depender do seu desejo e da sua necessidade!

Portanto, foco neles!