Autor: Marcel S. Cabral
Qual o melhor investimento?
Essa é uma pergunta comum para quem está começando a investir.
E, nesse sentido, as opções de onde aplicar seu dinheiro são vastas.
Como exemplo, o investimento pode ser a aquisição de imóveis pensando na valorização deles, ou a abertura de um negócio com a crença de que ele prospere. Temos também a opção de colocar recursos em ações, em títulos de renda fixa, em moedas estrangeiras, em derivativos, em fundos de investimento, em criptomoedas e, até mesmo, fazer operações mais complexas, como estratégias com opções, e algumas operações sobre as distorções de preços (arbitragem), dentre outras questões.
De todo modo, provável que a resposta esperada da pergunta feita no início desse texto esteja associada a algo como: qual investimento oferece o melhor retorno?
Essa ideia abre espaço para outros questionamentos, como: Melhor retorno para quem? Em que período?
Certamente, se tivermos produtos comparáveis para escolhermos, o melhor investimento é aquele que nos proporciona o mais alto rendimento, dado um nível de risco semelhante.
Esse comentário final, sobre o risco, serve para ligar um alerta.
Cada opção em si tem o seu risco. Adquirir um imóvel pode ser um fiasco se a região que ele está apresenta problemas recorrentes. Abrir um negócio requer conhecer o setor de atuação e ter experiência em gestão, caso contrário, o empreendedor pode enfrentar questões mais severas. Comprar ações, pensando em longo prazo, requer entender os fundamentos básicos das empresas, visando identificar se elas possuem vantagens competitivas que as levem a gerar valor aos acionistas. Títulos de renda fixa são títulos de dívidas emitidas por empresas (e pelo governo também) o que implica avaliar se elas têm uma boa capacidade de pagamento aos credores. Alguns fundos têm “track-record” considerável, mas sabemos que retorno passado não é garantia de retorno futuro. As operações estruturadas estão sujeitas às forças do mercado, de modo que é relevante avaliar a probabilidade de quais são as chances delas darem certo antes de qualquer execução.
Nesse conjunto todo, identificar qual o melhor investimento requer entender de que modo cada alternativa funciona, com o objetivo de escolher aquilo que mais se encaixa com o nosso perfil.
Por sinal, podemos dizer que outra etapa para saber qual a melhor opção de investimento, compreende um processo de autoconhecimento, no sentido de avaliar quais são nossos objetivos, além de identificar qual o nosso nível de tolerância a perdas.
A junção do conhecimento técnico com o autoconhecimento possibilita que cada um seja capaz de identificar a sua melhor oportunidade de investimento.
Isso é se capacitar, talvez seja ela a melhor opção de todas!